quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Sobre ser gorda e estar grávida...

Quando eu estava com umas 12 semanas de gestação, fiquei bem resfriada e com muita dor de cabeça. Achei que era sinusite e resolvi então ir em um pronto atendimento.
Ao entrar no consultório do médico, um jovem médico, por sinal, ele olha meu prontuário e começa a falar comigo:
- Tu tá grávida?
- Sim.
- Quanto tempo?
- 12 semanas.
- 12 semanas... mas essa barriga tá meio grande pra 12 semanas, né?
E eu, sem jeito e envergonhada respondi:
- Eu nunca fui magra... minha barriga já era grande antes de engravidar...

O atendimento seguiu como de costume: perguntas sem ao menos olhar nos meus olhos, mais perguntas antes mesmo de eu concluir uma resposta, um exame clínico e o dignóstico de placas na garganta (pois ele insistiu que eu deveria estar com dor, mesmo eu afirmando duas vezes que não sentia dor nenhuma) e a prescrição de 7 dias de antibiótico.
Saí de lá e só não joguei a receita no lixo por preguiça de procurar uma lixeira.

Mas não é sobre o mau atendimento que recebi que quero escrever neste post, e sim sobre o tamanho de barriga que as pessoas julgam normal durante a gravidez.

Logo que sái do consultório, fiquei com muita raiva de mim mesma por ter minguado diante da pergunta dele, quase que pedindo desculpas por não ter a barriga da Gisele Builtchen. Como eu queria ter "baixado" a maior das barraqueiras e ter dado uma resposta que deixasse ele contrangido pelo o que falou.
Sério que as pessoas não conseguem fazer a relação de que nem todas as mulheres tinham barriga tanquinho antes de engravidar?

Se tu é magra, provavelmente não vai entender o que vou escrever agora, mas, quando se é gorda, encolher a barriga, pra ela parecer ao menos um pouco menor do que realmente é, é um estado normal. Uma gorda nunca está com a barriga solta, relaxada. Pelo menos não se ela estiver na pesença de outras pessoas.
Pois bem, quando se engravida, é simplesmente impossível encolher a barriga! Tu pode até tentar, mas não vai conseguir. Ou pode até conseguir um pouco, mas provavelente vai se sentir desconfortável e ser obrigada a parar.
Então, por favor, entendam: quando uma gorda engravida, provavelmente a barriga dela vai parecer maior que a considerada "normal" para a idade gestacional.
No início da gestação, logo que se descobre, esta diferença é ainda mais evidente. Porque em um dia tu não sabe que está grávida e está tranquilamente encolhendo tua barriga, como de constume. E no outro, quando o teste dá positivo, tu barriga simplesmente salta pra frente, e tu não tem mais controle sobre ela! Isso pode parecer besteira, ou piada mas é mais ou menos assim que acontece...

Lembro que na minha primeira gestação demorei um pouco a curtir minha barriga, e sempre me sentia constrangida com o tamanho dela. Só quando ela tomou mais forma de "barriga de gestante de verdade" eu comecei a admirá-la.
Desta vez, demorei ainda mais pra chegar na fase da admiração, porque como meus músculos já então mais "elásticos" em função da primeira vez, minha barriga está ainda maior, e com mais aparência de barriga de gorda, ao invés de barriga de grávida.
Inclusive, quando as pessoas falam do tamanho da minha barriga, principalmente quando terminam com a velha frase "Mas então acho que são dois! Hahaha!", eu sempre acabo explicando que eu já era gorda e blá blá blá...
Essa repetição, dia após dia, é bem cansativa.

Sei que a forma como me sinto está diretamente relacionada com o meu complexo por ser gorda. Apesar de não fazer nada para emagrecer, eu sempre tive muita dificuldade em gostar do meu corpo.
Mas independente do meu complexo particular, eu pergunto: as mulheres são obrigadas, até mesmo durante a gestação, a seguirem um padrão de beleza?
Se já não bastassem todos os altos e baixos que rondam a mulher durante a gestação, ela ainda tem que carrregar este fardo? Ela ainda precisa se preocupar em satisfazer o que as pessoas esperam ver no corpo dela?

A palavra de ordem parmanece a mesma de sempre: EMPATIA!
E ao contrário do que muitas pessoas pensam, e do que eu mesma pensava, empatia não é menosprezar o sentimento do outro e incentivá-lo a esquecer, a dar a volta por cima. Empatia é reconhecer que tu não é o outro, que tu não viveu o que o outro viveu, e que por este motivo, pode até imaginar, mas não pode saber exatamente como ele se sente em determinada situação.
Nestas horas, o silêncio e o exercício de se colocar no lugar do outro valem mais que mil conselhos!


Obs.1: tenho certeza que eu já fiz algum comentário deste tipo às gestantes que cruzaram meu caminho... Me desculpem! Eu aprendi e não vou repetir!
Obs.2: não tenho propriedade para falar sobre as gestantes magras, mas imagino que também há as que sofrem com a "síndrome da barriga pequena demais"!
Obs.3: sobre as gordas encolherem a barriga, talvez as gordas que aceitam seus corpos como eles são não façam isto. Falo como gorda "não assumida", se é que isso é possível... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário