terça-feira, 22 de março de 2016

Mãe de um guri negro...

Ser mãe de um guri negro é ter medo.

- Eu temo por saber que ainda bebê, sem nem mesmo entender, ao ter fotos suas mostradas aos conhecidos da mãe, do pai, ou das avós, ele não irá receber um único elogio, porque há pessoas incapazes de enxergar beleza em uma criança negra;


- Temo por saber que na escola, quando ele estiver com seu lindo black pro alto, a professora vai enviar um bilhete pra casa solicitando que o cabelo dele seja cortado, por estar atrapalhando a visão dos colegas, ou porque este tipo de corte/penteado "exótico" não é aceito na escola;


- Temo por saber que quando ele estiver num grupo de colegas brancos, uma guria branca vai se aproximar deles e cumprimentar cada um com um beijinho no rosto, exceto o meu filho, que vai receber apenar um oi à distância;


- Temo por saber que se ele vier a namorar uma guria branca, seus sogros serão contra o namoro e farão de tudo pra que um dos dois desista da relação inter-racial;


- Temo por saber que se ele vier a ter filhos com uma mulher branca, ela vai falar todos os dias durante a gravidez que está rezando para que a criança não saia com o nariz grande e largo dele;


- Temo por saber que se ele vier a ter filhos "clarinhos" com uma mulher branca, meus netos vão crescer tentando ser convencidos pela minha nora de que eles são brancos; ou


- Temo por saber que se ele vier a ter filhos "escurinhos" com uma mulher branca, meus netos serão menosprezados pela família materna por não serem brancos como seus priminhos;


- Temo por saber que quando ele for ao supermercado, será seguido pelo segurança do estabelecimento por cada corredor que ele ingressar;


- Temo por saber que ao passar ao lado de uma madame, ela vai atravessar a rua com pressa segurando sua bolsa com força contra o corpo;


- Temo por saber que ele vai ser inúmeras vezes violentamente abordado pela polícia, e que em uma destas abordagens, ele vai ser preso e reconhecido pelas vítimas como o pivete negro que assaltou mulheres na rua.



É claro que eu não tenho como afirmar que todas estas coisas vão acontecer com meu filho, e é claro que eu torço pra que não ocorram, mas há grandes chances de que a maioria delas aconteça.

Espero ter muita força para conseguir orientar e amparar meu filho em momentos como estes.

Obs.: Tudo o que eu citei acima é baseado em acontecimentos reais, presenciados por mim, relatados por conhecidos, ou divulgados na mídia. (EU NÃO EXAGEREI!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário